Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto. Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota.
O Palácio de Cristal, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves.
Foi concebido para acolher a grande Exposição Internacional do Porto. A Exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro, contou ainda com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão.
Em 1933, o edifício e os respectivos jardins foram adquiridos pela Câmara Municipal do Porto.
Ao longo dos seus 86 anos de existência, o Palácio de Cristal acolheu muitas outras exposições.
O edifício foi demolido em menos de um ano, sendo destruído à martelada o órgão de tubos. Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias.
Cidade do Porto
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Estádio Do Dragão
O Estádio Do Dragão é um estádio localizado na cidade invicta. É propriedade do Futebol Clube Do Porto e tem capacidade para 52.000 espectadores todos eles sentados e cobertos.
O Estádio do Dragão foi construído para substituir o velho Estádio das Antas´que abriu as portas em 1952. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do campeonato do Euro 2004.
Durante a sua construção, houve uma discussão sobre o nome a dar ao estádio. "Estádio das Antas", "Novo Estádio das Antas" e "Estádio Pinto da Costa" foram alguns dos nomes propostos. Pinto da Costa recusou o seu próprio nome e escolheu "Dragão" por referência ao Dragão que figura no emblema do clube.
A sua construção custou aproximadamente 98.000.000 euros.
Tem para a iluminação 220 projectores de 2000W (1600 Lux).
Os lugares são:
- Lugares de bancada - 45.634
- Lugares de empresa - 1.176
- Camarotes de família - 1.120
- Lugares de tribuna - 898
- Camarotes de venda livre - 596
- Camarotes de 5 a 6 estrelas - 372
- Lugares de Imprensa - 194
- Camarote presidencial - 120
- Deficientes e acompanhantes - 104
Ribeira do Porto
A Ribeira é um dos locais mais típicos e mais antigos da cidade invicta.
Está localizada na Freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro.
Destaca-se a praça da Ribeira; Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o muro dos Bacalhoeiros e Casa do Infante.
Uma das figuras mais características da zona é o chamado de Duque da Ribeira, conhecido por ter salvado várias pessoas de terem morrido afogadas.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Ponte da Arrábida
A Ponte de Arrábida é uma ponte em arco sobre o Rio Douro que liga Porto a Vila Nova de Gaia, em Portugal.
O comprimento total da plataforma é de 615m, tendo uma largura de 27m. O seu vão de 270 m, e 52 m de flecha.
O engenheiro responsável pelo projecto e construção foi Edgar Cardoso. A Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e V. N. Gaia a ser construída.
A circulação entre o Porto e V.N. de Gaia, se fazia com muita dificuldade, motivado sobretudo pela expansão demográfica do distrito do Porto e do Concelho de Vila Nova de Gaia, e reconheceu-se a necessidade de uma travessia alternativa, vindo depois a ser construída a ponte da Arrábida.
Torre Dos Clérigos
A Torre Dos Clérigos foi construída entre 1731 e 1763 a partir de um projecto de Nicolau Nasoni. A torre, foi a última construção do conjunto dos Clérigos, dos quais fazem parte a igreja e uma enfermaria.
Foi iniciada em 1754, tendo em conta o aproveito do terreno que sobrara para a instalação da enfermaria dos Clérigos.
A torre é decorada ao gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.
A torre é decorada ao gosto barroco, com esculturas de santos, fogaréus, cornijas bem acentuadas e balaustradas.
Tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus.
No primeiro andar apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, tendo por debaixo, inserido num medalhão, um texto de São Paulo, na Carta aos Romanos. A espessura das paredes do primeiro andar, em granito, chega a atingir os dois metros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)